A Banda

A Banda Archangellus foi formada em 2008.

João Santos (guitarras / vocal), músico desde a infãncia, dedicou boa parte do seu aprendizado musical aos serviços da igreja. Apaixonado pelo rock n' roll, o mesmo sempre sonhou em ter um projeto que explorasse este campo musical na música católica. Após amadurecer esta idéia por vários anos, João teve a oportunidade de montar uma equipe - que teve como primeira apresentação a participação em um evento denominado Som dos Anjos, na metade de 2008. A equipe, na época, ganhou o nome temporário de João Santos e banda. Além de executar diversas músicas conhecidas do meio católico em formato de rock, "João Santos e Banda" ainda serviu de banda base para a apresentação do querido Pe. Silvino (in memorian... Hoje ele é intercessor no céu). Por ter sido a única apresentação do Padre em formato de show, este momento marca até hoje a vida de todos que participaram daquele dia - tanto a banda quanto os irmãos que ali estavam. Neste momento, além do João Santos, formavam a equipe: Thiago Rafael (baterista e irmão de João Santos; já participavam juntos de diversos projetos no meio católico), Alexsandro Alves (baixista que teve passagem por diversas pastorais em sua paróquia; dentre elas a RCC e o Ministério de Música JUFES) e Tiago Alexandre (guitarrista que, apesar de já participar de alguns eventos católicos, teve este como seu primeiro projeto oficial na religião). Um exemplo de música que a banda executou em sua primeira apresentação é a lindíssima "Vem Espírito" - de Hamilton, da Com. Boa Nova. Esta canção integra o repertório da banda até hoje.

O tempo foi passando... Canções foram surgindo... E a personalidade musical da banda foi tomando forma. A mesma continuou sem nome definitivo por alguns meses até que, em sonho, João teve a idéia de nome que caiu como uma luva para a proposta da banda; Um nome que englobava, ao mesmo tempo, força e missão. Após o nome ser posto em pauta e ser aceito pelos demais integrantes, o projeto que era "João Santos e Banda" passou a ser chamado pelo nome que resume como um todo o seu trabalho: Archangellus!

Mas as pessoas precisavam conhecer o trabalho. Para isso, a banda precisava de um material que conseguisse demonstrar sua personalidade. Esta necessidade levou a Archangellus a gravar sua primeira música, que continua sendo a principal música de trabalho da banda - "O Tempo".

Coincidentemente (ou melhor, divinamente) o cenário musical de Pernambuco estava passando por bastantes transformações. Novas bandas estavam surgindo e, com elas, novas propostas bastante originais de evangelização. Graças a este momento musical, a Archangellus conseguiu seu primeiro espaço para mostrar a sua proposta de evangelização. E este espaço surgiu em 2010, justamente no lançamento do CD de um grande artista Pernambucano e que se tornou padrinho da banda - Paulo Deérre (antes vocalista do projeto Dom de Resgate. Por isso o DR [Deérre]). Neste dia, a música "O Tempo" foi apresentada pela primeira vez ao público. Este momento foi regitrado em vídeo e pode ser localizado no YouTube. Além de "O Tempo", a Archangellus executou outras canções como "Do Alto da Pedra" (Rosa de Saron) e "Vem Espírito" (Hamilton).

Alguns meses depois, a banda entrou em estúdio para gravar o seu tão sonhado primeiro álbum - homônimo a música de trabalho da banda: "O Tempo". As 10 músicas existentes no disco tentam mostrar temas como: o poder que a presença de Deus traz na vida do cristão (tendo como exemplos "Poder de Adoração", "Uma Estrela a Brilhar" e "Digno"); temas reflexivos (como a própria música "O Tempo) e que mostram superação pessoal graças à força dada por Deus (Como "A Força do Amor", "Só por Amor" e "Quando o Sol do Amanhã Chegar").

O disco foi finalmente lançado em março de 2011, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções - Recife, PE). O evento foi totalmente registrado em áudio de vídeo primeiramente apenas para arquivo pessoal. Entretanto, para surpresa da banda, o material pôde ser aproveitado para veiculação em formato de DVD. Uma quantidade de cópias deste DVD foi distribuida juntamente com o disco "O Tempo" e pode ser adquirida mediante contato com a banda.

Em setembro de 2011, a banda - até então com quatro integrantes - passa a ter um quinto elemento: Erick Gomes se junta ao grupo para assumir os Teclados (antes responsabilidade de João Santos juntamente com as guitarras), violões e Backing Vocals. Erick também teve passagem por diversas pastorais em sua paróquia - dentre elas o RCC e o Ministério JUFES (o mesmo que Alex também participara). Além disso, se junta a equipe Jefferson Costa - responsável por toda a comunicação WEB da banda e ainda Roadie do projeto nas apresentações ao vivo.

Neste momento, a Banda Archangellus ainda está trabalhando com o seu disco "O Tempo" e integra uma Cooperativa de artistas católicos pernambucanos que tem ganhado bastante força no cenário católico - O Canta Pernambuco. Mais informações sobre o canta PE podem ser encontradas no blog www.cantape.blogspot.com.br.