sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Música: uma arte que cura



Hoje, mas do que nunca, a música está sendo utilizada como terapia auxiliar na recuperação de doentes. Muitos deles, submetidos a constantes sessões musicais, conseguiram, depois de algum tempo, mover pernas e braços, de há muito tempo paralisados, em conseqüência de lesões.

Com base nessas e em outras experiências vitoriosas, realizadas em clínicas psiquiátricas dos Estados Unidos, o terapeuta Hal Lingerman, autor do livro As Energias Curativas da Música, preparou um lista de peças musicais que proporcionam sensações de paz e felicidade, ao aliviar tensões, medo, raiva e estados depressivos.

São trechos de concertos e sinfonias de compositores clássico, como Beethoven e Mozart, fáceis de achar na internet e outros tipos de musicas trabalhadas para levar o físico e o psiquico a se encontrarem em harmonia.

Em momentos, tipo:

- Em dias em que parece que nada dá certo e você se sente deprimido, cansado e sem forças, nada como um som agradável para energizá-lo e dar um fim a esse baixo-astral.

- Quando você tiver que tomar uma decisão séria em sua vida, prepare-se bem antes, ouvindo músicas que estimulam seus centros nervosos e clareiam seu raciocínio.

- Depois de um dia muito cansativo, você que mesmo é pôr as pernas para o alto e descansar. Para esses momentos, existem músicas que proporcionam uma sensação de incrível harmonia interior.

- Ás vezes, você tem a impressão de que está sendo esmagado por um enorme peso. A cabeça dói, o peito fica comprimido, a respiração acelera. Para sair dessa, você precisa de músicas delicadas, como se fossem tocadas por um anjo.

Sabemos também que cantos não só curam como libertam, nos libertam de trsitezas, angustias, de tempestades, de maus pensamentos, de momentos de solidão. Com ele também externamos nossas alegrias, conquistas e todos os tipos de bons sentimentos.

Agora imagine o seguinte: se essas terapias ajudam qualquer tipo de pessoa no estado psicológico e até na recuperação física, imagine o que as musicas voltadas a Deus, ungidas pelo Espírito Santo, não podem fazer a alma do ser humano. Uma alma aflita, uma alma que precisa de respostas, uma alma em dúvida, uma alma a espera de um milagre, ou seja, almas necessitadas de sentir um toque do Senhor. E a música pode fazer isso, como falamos no texto anterior, “Deus vai com a musica aonde o ser humano não consegue mais chegar”

Gostaria de convidar você, que ainda não tem ciência do poder da música na sua vida e na vida de tantos outros, que precisam de sua evangelização e você as vezes sem nem saber como ajudar, pode simplesmente fazer Deus chegar através do canto. Mesmo você sendo musico e não cantando, seu som vai ser doce ao ouvido de quem precisa de suavidade, e mesmo você que não toca e nem canta, mas um presente de músicas que falem do amor e da paixão de Deus por nós, que você possa dar a alguém, poderá estar salvando uma vida que precisa de uma resposta de Deus.

Pense nisso!
Se não sabes mais o que dizer...oferte uma canção!

Paz e bem,

Banda Archangellus!

2 comentários:

  1. Concordo com este post! A música opera positivamente nos "eus" mais profundos de cada ser. Somos vários "eus" cada um com sua particularidade e seu momento. Precisa ser sentida e não ouvida, precisa ser utilizada feito alquimia em mãos inteligentes, então escolhamos o lugar, a hora, a dose, e põe pra rodar nas mãos de Deus, inteligentes, transformadoras, milagrosas. Abraços, Magali

    ResponderExcluir
  2. Confirmo, plenamente. A força de Deus em todas as coisas multiplica o seu poder de ação! Já há algum tempo eu, simplesmente, parei de ouvir músicas seculares, simplesmente por este motivo abordado acima: se posso ouvir uma canção que me faz bem, por que não ouvir uma canção inspirada pelo Espírito Santo de Deus?! O louvor liberta!!!

    ResponderExcluir