segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Emanuel - "Deus Conosco"




A razão de Jesus vir à terra não era exclusivamente o seu sacrifício na cruz! Deus prometeu em Isaías 7:14: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel". O nome Emanuel significa "Deus conosco" (Mateus 1:23) e implica mais do que uma breve visita para um ato sacrificial; revela antes o compartilhar da experiência humana.

Por que foi necessário que Deus viesse viver com o homem? Assim como os que projetam móveis de montar freqüentemente acrescentam desenhos às suas instruções, assim também Deus planejou desde o início dos tempos dar ao homem não só instruções, mas um modelo perfeito o próprio Filho, a quem o homem foi criado para copiar. Mas, para servir-nos de modelo, ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos. E assim ele veio. Emanuel. "Deus conosco."

A própria Bíblia responde que Emanuel é Deus Conosco. Deus que se apresenta como o Senhor que está sempre ao nosso lado. Deus conhecendo tão bem o ser humano sabe que uma das coisas que mais nos faz sofrer é a solidão, conhecido como o grande mal da humanidade atual. Sabe que o cada dia milhares de pessoas sentem-se infelizes, tristes, sozinhas, por vezes sem desejo de viver. Sabe que todas anseiam por uma companhia que as compreenda, segure sua mão, diga: eu estou aqui ao seu lado, mas infelizmente ninguém lhes oferece essa mão amiga. É em especial para estes que Jesus se revela como o Deus conosco. Que sabe tudo o que se passa em nosso dolorido coração. Que vê toda a aflição, angústia, solidão, temor e dúvida que estamos enfrentando. Foi para esses que o Deus Emanuel veio para dizer: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e EU vos aliviarei.” Mt. 11.28. ou ainda: “Eis que estou convosco todos os dias...” Mt. 28.20; e mais:”Não temas, crê somente” Mc. 5.36; “segue-me...” Mc. 2.14; “Filha a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” Mc. 5.34. Veio para dar esperança, refrigério, vida e alegria, como a mensagem de sua vinda trouxe para José naquele momento de dúvidas e incertezas.

Ele é Deus conosco porque enfrentou as mesmas dificuldades que nós enfrentamos: foi tentado pelo mal (Mt. 4), como nós o somos a cada dia; foi rejeitado por aqueles a quem amava e servia, e até por sua família ( Lc. 4.24,29; Jo. 7.5), como muitos o são hoje; entristeceu-se com a falta de respeito e amor para com Deus e o templo (Jo. 2.15-16); chorou (Jo. 11.35) foi vendido e traído por um amigo íntimo e ainda com um beijo (Mt. 26.49); abandonado pelos melhores amigos na hora que mais precisava (Mc. 14.50); condenado por seu povo a morte (Lc. 23.21); sentiu a maior de todas as solidões (Mc. 15.34); mas em tudo amou os seus até o fim (Jo. 13.1), deu sua vida para salvar seus amigos (Jo. 15.13) e ainda perdoou aqueles que o levaram a morte (Lc. 23.34). Certamente não há dor, angústia, sofrimento, ou solidão maior do que a que Jesus passou, e venceu, e por isso pode e quer nos ajudar a vencer, colocando-se ao nosso lado mostrando que em tudo e para tudo ele é Deus conosco.

Se Jesus pode vencer à tudo, porque nós com Ele ao nosso lado não podemos?
Deus é conosco irmãos!!

Paz e bem,
Banda Arcahngellus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário