quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tudo posso Naquele que me fortalece.





Filipenses 4: 11 a 13

Talvez essa carta fosse uma forma de trazer ânimo não só a igreja que recebia a carta, mas ao próprio Paulo. Afinal não lhe faltavam motivos para chorar. Ele começa o capitulo dizendo no versículo 4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. O apostolo dos gentios, mostra a igreja de Filipenses, que sua vida não era um mar de rosas, mas nem por isso ele deixava de confiar em Deus. O versículo 13 diz “posso todas as coisas naquele que me fortalece” é uma das frases mais conhecidas e utilizadas. O que muita gente não se atenta é; em primeiro lugar no capitulo como um todo, e em segundo lugar o contexto do apostolo ao dizer tais coisas.

É possível que quando Paulo se entrega a Jesus, tenha sido deserdado de sua família e de muitos amigos. Por isso fala de dois momentos em sua historia. No momento que teve tudo, e no outro, que não tinha nem o básico para sua sobrevivência. O que mais me admira em Paulo foi sua capacidade de demonstrar em quaisquer que fossem as situações que jamais seu ânimo era influenciado pelas circunstâncias.
Como alguém consegue manter-se no nível Maximo de seu ânimo e de suas expectativas, sendo apedrejado, açoitado, sofrendo naufrágios, rejeições e todo tipo de acusações? Essa resposta ele mesmo nos da em Romanos 8:18 “Porque para mim tenho por certo que as aflições desse tempo presente, não se podem comparar com a Gloria que em nós ha de ser revelada”. Para alguém que acredita nesse texto, não existe qualquer possibilidade de abatimento. Paulo enxergava com os olhos de Deus, por isso as provas não lhe afetavam.

Estar do lado de Deus em um mundo contrario a vontade Dele, é um desafio constante. Por isso que muitas vezes a impressão que temos, é que depois que entregamos nossa vida a Jesus as coisas pioraram. E realmente algumas coisas ficam mais difíceis porque remamos contra a maré todos os dias.
O mundo diz: Pra que você ora tanto? Você nem vê Deus, nem sabe se ele existe mesmo ou se ele te escuta. Deus diz: Jeremias 33:3 “Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. Por isso que em Jeremias 29:11
Deus deixa claro que os seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Quando Paulo diz Tudo posso NAQUELE que me fortalece, estava mostrando que os que são fortalecidos por Deus não conseguem enxergar barreiras (Isaias 40:31).
Não que elas não existam. Mas quando somos fortalecidos por Deus a grandeza de Deus encobre a grandeza de nossos problemas.

Se pararmos para observar ao final de cada prova poderemos ver que todas as angustias e tristezas que passamos na verdade eram sinais do nosso eu entronizado que precisava ser vencidos por Deus. Paulo não se preocupava com suas necessidades, porque permitia que Deus as suprisse e vencesse seu ego todos os dias. Por isso a palavra impossível foi riscada no dicionário de Paulo. Podemos tudo em um Deus que nos fortalece Podemos até manter nosso orgulho longe quando tivermos sucesso. Podemos vencer nosso eu interior submetendo-o a vontade de Deus. E só assim poderemos ver o sobrenatural de Deus manifestando. O que Paulo estava dizendo era que podemos buscar forças em Deus quando passamos por provas, não importando o tamanho da nossa fé, ou da quantidade de pecados que temos. Deus esta com suas mãos estendidas disposto a nos ajudar. Se você crer e se lançar sem medo nos braços de Deus, Ele mesmo se encarregara de te fortalecer. Não perca o ânimo nem a fé, lembre-se você tudo pode num Deus que te fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário